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CONTEÚDO

 

 

 


 


 


 


 

2ª COPA CERVEJEIRA JACUMALTES

 

OBJETIVOS DO CONCURSO

1.1. Promover e incentivar a produção de cerveja caseira por meio da valorização da produção artesanal entre os cervejeiros caseiros do estado do Rio de Janeiro.

1.2. Estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros e a qualidade das cervejas caseiras através de feedbacks fornecidos nas fichas de avaliação.

1.3. Possibilitar o aperfeiçoamento dos juízes membros do BJCP e aspirantes a juízes através de um concurso baseado no guia de estilos BJCP 2015; mais experiência de julgamento; troca de experiências entre juízes; e a designação dos pontos de experiência utilizados pelo BJCP para promoção dos juízes membros (ou aspirantes) do BJCP.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

2.1. Poderão se inscrever neste concurso apenas cervejeiros caseiros.

2.2. Todas as amostras enviadas devem, necessariamente, ter sido produzidas de maneira artesanal e caseira, sendo vetado o envio de qualquer tipo de amostra comercial. É expressamente proibida a participação de amostras produzidas em equipamento profissional ou pertencente à estabelecimentos com fins comerciais. O não cumprimento deste item implicará na desclassificação automática de todas as amostras inscritas pelo respectivo responsável.

2.3. Cada participante poderá inscrever somente uma amostra de determinado estilo, incluindo os casos em que participa como coautor. Sendo assim, um coautor não poderá inscrever, como autor, amostras do mesmo estilo.

2.4. Assim como ocorre na grande maioria dos concursos sancionados pelo programa do AHA/BJCP, neste concurso será permitida a inscrição de cervejas por membros da organização do concurso, bem como por juízes e auxiliares do concurso, desde que estes não tenham contato com a triagem das amostras, não julguem e/ou sirvam a categoria para qual se inscreveram.


 

2.5. A desqualificação de um participante ou grupo não dá direito a reembolso da taxa de inscrição.

 

LIMITE DE INSCRIÇÕES

3.1. Cada cervejeiro poderá inscrever até no máximo 3 (três) amostras, limitando-se a uma única inscrição por estilo.

3.2. Para manter a qualidade do julgamento, a organização reserva-se no direito de limitar em 80 (cem) o número total de amostras inscritas.

3.3. Os limites citados nos itens 3.1 e 3.2 podem ser revisados a critério da organização do concurso e, se atualizados, os novos limites serão informados aos participantes.

 

ESTILOS ACEITOS

4.1. Este concurso é sancionado pelo Programa de Concursos do AHA/BJCP e segue as Diretrizes de Estilo, procedimentos e regras sugeridas por este programa (http://www.bjcp.org). Para fins de julgamento, serão utilizadas as Diretrizes de Estilo BJCP 2015.

4.2. Serão aceitas neste CONCURSO inscrições apenas dos estilos pertencentes às Subcategorias 21A (American IPA), 21B (quaisquer Specialty IPAs) e 22A (Double IPA) do Guia de Diretrizes de Estilos do BJCP versão 2015.

4.3. É de responsabilidade exclusiva do inscrito a escolha do estilo no qual sua amostra será avaliada.

4.4. Cada amostra será avaliada de acordo com os critérios estabelecidos nas Diretrizes de Estilo do BJCP versão 2015 e em função do estilo na qual a amostra fora inscrita.

4.5. A Comissão Avaliadora não poderá remanejar o estilo das amostras.

467. As Diretrizes de Estilo em português podem ser consultadas no link oficial.

 

TIPOS DE GARRAFAS ACEITAS E IDENTIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS

5.1 Serão aceitas garrafas de vidro no volume de: 300ml (“caçulinha”), 330ml (padrão belga), 375ml (espumante meia), 500ml (padrão alemão ou inglês); 600ml (padrão comercial, com ou sem o relevo com a inscrição “Cerveja” ou “AmBev”, ou caçula); 750ml (espumante inteira); e 1000ml (padrão comercial, com ou sem o relevo com a inscrição “Cerveja”). Serão aceitas tampas metálicas tipo coroa pry-off, lisas e de qualquer coloração ou com as inscrições “Cerveja Artesanal”, “Cerveja Especial” ou “Fórmula da Cerveja”. Também serão aceitas rolhas de cortiça natural ou sintética (com ou sem gaiola/tampa).

5.2. As garrafas não precisam ser novas, mas devem estar limpas e sem cola, tinta ou outro rótulo que não seja o rótulo requisitado por esta competição.

5.3. Todas as garrafas enviadas por inscrição devem ser do mesmo tipo e tamanho, com o mesmo modelo de tampa/rolha e conter o mesmo volume de líquido.

5.4. O participante deve enviar exatamente 4 (quatro) garrafas de cada amostra inscrita na competição. Inscrições com envio divergente serão automaticamente desqualificadas.

5.5. As garrafas devem, obrigatoriamente, ser identificadas com: (i) o nome do autor (e coautor, se houver), (ii) telefone celular do autor (e coautor, se houver) e (iii) categoria e subcategoria da cerveja (esta última, por extenso).

5.6. A etiqueta deve, obrigatoriamente, ser presa às garrafas apenas com um elástico. Opcionalmente poderá ser utilizado algum tipo de plástico transparente não adesivo para proteção das etiquetas (sacos zip lock, por exemplo).

5.7 A desqualificação de uma amostra por não conformidade a estas normas não dá direito a reembolso da taxa de inscrição.

 

RECEPÇÃO E CONTROLE DAS AMOSTRAS

6.1. A Organização do concurso nomeará uma Equipe de Triagem que fará a recepção, verificação e codificação das amostras.

6.2. Será verificada a regularidade da inscrição de cada amostra no recebimento das garrafas, bem como a adequação dos requisitos de envase e identificação das amostras.

6.3. Amostras que apresentarem irregularidades na inscrição serão desqualificadas do concurso.

6.4. Será retirada a etiqueta de identificação de cada amostra e atribuído a ela um número aleatório, de modo a tornar as amostras anônimas para o julgamento.

6.5. A Equipe de Triagem guardará a relação entre a identidade da amostra e seu número de inscrição em completo sigilo até o final do julgamento e anúncio dos vencedores.

6.6. As amostras recebidas serão mantidas em temperatura ambiente até o processo de triagem quando serão refrigeradas dentro de uma câmara fria ou geladeira para o início da etapa de julgamento.


 

ENTREGA DAS AMOSTRAS

7.1. As amostras para o concurso deverão ser entregues exclusivamente no Narreal Brewhouse, situada na R. Real Grandeza, 129 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22281-033, de terça a sábado, das 9h às 20h.

7.2. Amostras enviadas com despesas a serem cobradas na entrega (por conta do destinatário) não serão aceitas.


 

TAXA DE INSCRIÇÃO E PRAZOS

8.1. A taxa de inscrição será de R$ 20,00 (vinte reais) por amostra, a ser paga de uma das seguintes maneiras:

a) presencialmente na Jacumaltes, situada na R. Marquês de Abrantes, 168 - 10 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 22230-061; ou

b) mediante PIX, cujo QR Code ou chave poderá ser informado por meio do WhatsApp da Jacumaltes: (21) 99749-0782. O comprovante do pagamento deverá ser enviado para o mesmo WhatsApp, especificando que se trata da taxa de inscrição para a 2ª Copa Cervejeira Jacumaltes.

8.2. A inscrição estará garantida apenas mediante o pagamento referido.

8.3. A entrega das amostras poderá ocorrer no ato da inscrição, ou em momento posterior, a critério do participante e respeitado o cronograma estipulado no item 15.

8.4. O prazo de pagamento da taxa para a validação da inscrição será de 09 de maço de 2022, às 9h, até 22 de abril de 2022, às 20h, ou quando o limite estabelecido pela organização for alcançado. Não serão aceitas inscrições antes ou depois deste período.

8.5. O prazo para o recebimento das amostras será de 09 de maço de 2022, às 9h, até 22 de abril de 2022, às 20h. Não serão recebidas amostras antes ou depois deste prazo.

8.6. A desqualificação por descumprimento do prazo de entrega não dá direito a reembolso da taxa de inscrição.


 

JÚRI

9.1. Os membros do Júri serão selecionados pela Organização a partir de um ou mais dos seguintes critérios:

  1. Juiz membro do BJCP;

  2. Reconhecida capacitação técnica;

  3. Aspirante a juiz do BJCP;

  4. Mestre Cervejeiro profissional;

  5. Sommelier de Cerveja formado nacional ou internacionalmente.

9.2. Os membros do júri serão divididos nas seguintes atribuições:

  1. Diretor de Julgamento: Gerencia todas as operações de julgamento na competição e é habilitado a julgar, contanto que não tenha conhecimento da relação entre amostras e participantes;

  2. Juiz Principal: Avalia amostras de cerveja atribuindo pontos que serão contabilizados para a classificação final, faz a revisão de todas as notas e documentos e lidera e orienta os demais juízes dentro de uma rodada;

  3. Juiz: Avalia amostras de cerveja atribuindo pontos que serão contabilizados para a classificação final;

  4. Auxiliar: Auxilia os juízes, garantindo que estes tenham todos os materiais e recursos de que precisam e faz a conferência de todas as notas e documentos.

9.3. Os juízes e demais voluntários deverão comportar-se de forma correta, ética e civilizada. As seguintes condutas devem sempre ser seguidas:

  1. Estar presente e ser pontual em todas as sessões;

  2. Não se embriagar durante qualquer momento em que estiver atuando como juiz ou auxiliar;

  3. Não fumar, usar perfume, colônia, pós-barba ou outras substâncias que possam atrapalhar o olfato dos demais juízes (ou o seu próprio);

  4. Falar em tom de voz baixo para evitar distrair os demais;

  5. Agir com postura de respeito às cervejas e aos participantes da competição;

  6. Não utilizar, de forma nenhuma, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos durante o julgamento.

 

JULGAMENTO

10.1. O julgamento das amostras ocorrerá no dia 30 de abril de 2022. Os juízes e auxiliares receberão instruções completas com a antecedência apropriada.

10.2. Todas as amostras serão avaliadas em prova cega, sem o conhecimento da procedência das amostras por parte dos juízes e auxiliares.

10.3. O julgamento será dividido em sessões, que são intervalos de tempo nos quais acontecem as rodadas de julgamento. As sessões possuirão intervalo entre elas para descanso e alimentação. Cada sessão ocorrerá em um turno (manhã, tarde e, eventualmente, noite).

10.4. As amostras serão avaliadas por no mínimo 2 (dois) e no máximo 4 (quatro) juízes.

10.5. Cada amostra julgada receberá pontuações individuais dos juízes da rodada correspondente. A nota final será o consenso entre as pontuações individuais dos juízes, não necessariamente a média aritmética.

10.6. Haverá uma rodada final para cada estilo ou agrupamento para decidir e ordenar os vencedores (MiniBOS). Esta rodada não servirá para atribuir pontos, apenas decidirá o ordenamento dos vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugar.

10.7. A pontuação é determinante para a qualificação das amostras para a rodada final, mas não para o ordenamento dos vencedores.

10.8. Será realizada uma rodada para determinar a melhor cerveja do concurso - denominada como a Best of Show (BOS) - com as amostras que os juízes julgarem merecedoras de estarem no BOS.

10.9. A identificação do juiz na ficha de avaliação é obrigatória.

10.10. Cada juiz deverá fundamentar por escrito a pontuação dada para cada critério de avaliação.

10.11. Cada juiz deverá identificar possíveis causas de problemas e dar sugestões de melhorias, quando aplicável.

10.12. Quaisquer decisões tomadas pela Organização são finais, não cabendo qualquer espécie de recurso.

10.13. Para uma mesma amostra a diferença na nota entre todos os juízes deve ser de no máximo 7 (sete) pontos, portanto, ao término da avaliação da amostra, os juízes debaterão as notas atribuídas e ajustarão suas avaliações, caso necessário.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

11.1. Todos os critérios serão avaliados se apropriados ou não para o estilo no qual a cerveja foi inscrita para o concurso, exceto a “Impressão Geral”.

11.2. A pontuação máxima, obtida através do somatório das pontuações para cada critério, é de 50 (cinquenta) pontos.

11.3. A pontuação mínima para o somatório final, considerada cortesia, é de 13 (treze) pontos.

 

RESULTADOS E PREMIAÇÃO

12.1. A divulgação dos resultados do concurso ocorrerá até 10 de maio de 2022, nos canais de comunicação da Jacumaltes e/ou dos demais membros da Comissão Organizadora.

12.2. Ao final do julgamento, serão premiadas 3 (três) amostras, em ordem de primeiro, segundo e terceiro colocado, a critério da mesa julgadora.

12.3. O participante autor da cerveja vencedora do BOS (Best of Show) terá sua receita produzida em fábrica, no volume de 150 a 200 litros, e receberá, do volume produzido, 3 (três) caixas com 6 (seis) garrafas ou latas, bem como terá seu nome gravado nos rótulos de tais garrafas ou latas. Além disso, será premiado com 2 (dois) vouchers contemplando kits de produção 20 litros fornecido pela Jacumaltes, 1 (um) voucher no valor de R$ 100 para consumo no site da Cervejaria Mito, 1 (um) kit com 6 (seis) latas do Narreal Brewhouse e 1 (um) kit com 6 (seis) garrafas da Cervejaria Three Rocks.

12.4. O participante autor da cerveja ocupante do segundo lugar será premiado com 1 (um) vouchers contemplando kit de produção 20 litros fornecido pela Jacumaltes, 1 (um) voucher no valor de R$ 50 para consumo no site da Cervejaria Mito, 1 (um) kit com 3 (três) latas do Narreal Brewhouse e 1 (um) kit com 3 (três) garrafas da Cervejaria Three Rocks.

12.5. Acordo:

a) Para fazer jus à íntegra da premiação, o participante autor da cerveja vencedora do BOS (Best of Show) cede, ampla e irrevogavelmente, todos os direitos sobre sua receita, inclusive eventuais direitos autorais patrimoniais que venham a ser reconhecidos, para que seja produzida em fábrica e comercializada da maneira como decidir a Comissão Organizadora.

b) O participante autor da cerveja vencedora do BOS (Best of Show) declara, ainda, que está ciente e de acordo que não fará jus a nenhum percentual de participação sobre os eventuais lucros obtidos com a comercialização da cerveja.

c) O participante autor da cerveja vencedora do BOS (Best of Show) autoriza que o nome será escolhido pela Comissão Julgadora a seu exclusivo critério, sendo certo que o participante não terá nenhum direito sobre o nome da cerveja comercializada.

d) A produção da receita vencedora será de responsabilidade da Comissão Organizadora. É permitido que um dos membros da Comissão Organizadora custeie a produção comercial da receita campeã sem a participação dos demais membros, desde que haja comum acordo entre todos.

12.6. O Corpo de Jurados é livre e soberano em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos concorrentes.

12.7. A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de cancelar parcialmente a premiação do concurso caso seja constatado que o vencedor tenha tido uma conduta prejudicial contra o concurso, seus Apoiadores ou contra a Comissão Organizadora.

12.8. Todos os inscritos receberão, no prazo de até 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados, as fichas de avaliação da sua cerveja, contendo pontuação, descrição da análise, identificação de eventuais problemas e sugestões de melhorias.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. O participante que proceder com desrespeito ou prejuízo à Organização, ao Júri, aos Auxiliares, às Associações ou aos demais competidores, coletiva ou individualmente, será excluído do Concurso e poderá, ainda, ser excluído de eventos futuros, conforme avaliação da Organização.

13.2. A Organização reserva-se ao direito de deliberar sobre os casos omissos neste regulamento, tendo poder decisório terminativo.

13.3. A inscrição neste Concurso pressupõe o conhecimento e aceitação plena pelo candidato das regras aqui contidas.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

14.1. A organização deste concurso é de competência da Jacumaltes, com o apoio de Narreal Brewhouse e Cervejaria Mito. Juiz BJCP responsável: Vinícius Borges, ID: E3247.

 

CRONOGRAMA

  • Início das Inscrições e das entregas das amostras: 09 de março de 2022;

  • Término das Inscrições da entrega das amostras: 22 de abril de 2022;

  • Data do julgamento: 30 de abril de 2022;

  • Divulgação dos resultados: até 10 de maio de 2022;

  • Retorno aos participantes (envio das fichas de avaliação): até 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados.

 

COVID-19

16.1. A organização reserva-se ao direito de deliberar sobre a alteração do cronograma de atividades em função do atendimento às determinações das autoridades locais referentes aos cuidados relacionados a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).